Transverso 1ªEd.

Transverso, 1ª Ed, 2017.

Quantas perguntas podem ser formuladas em uma visita ao Inhotim? Quantas disciplinas se encontram em um único olhar sobre o jardim? Quantos sentimentos apenas um ângulo de uma obra de arte pode provocar? Quanto incômodos podem surgir durante um passeio pelas galerias e jardins? As perspectivas podem ser infinitas quando professores e alunos atravessam o Inhotim dispostos a questionar, refletir, duvidar. 

Esta publicação é um registro da prática da equipe do Educativo - sempre em articulação com todas as outros setores do Instituto - ao vivenciar coletiva e transversalmente o lugar “Inhotim” junto com os visitantes, especialmente a comunidade escolar. Os trajetos aqui sugeridos, as atividades práticas propostas e os conceitos abordados devem ser tomados apenas como um primeiro exercício de exploração das diversas camadas de conhecimento presentes no Inhotim. O Educativo, pela primeira vez, apresenta as informações sobre os acervos não mais segmentadas, mas articuladas em possíveis trajetos que podem e deveriam sempre ser reinventados e reorganizados. Indicações sobre plantas, obras, jardins, artistas e histórias se intercalam durante a leitura, revelando um Inhotim integrado, comum, intenso. 

Não há e nunca haverá no Inhotim um roteiro ideal ou um caminho linear para se conhecer algo. Os acervos de arte contemporânea e de botânica, somados ao patrimônio histórico-cultural do lugar, conformam uma plataforma de conhecimento transversal que permite ao visitante um olhar múltiplo sobre questões fundamentais que ocupam a vida contemporânea.

Como parte das ações do Projeto “A Escola vai ao Museu”, de formação de professores e visitas de alunos da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, esta publicação foi organizada para subsidiar os encontros com os educadores, os preparando para realizar uma mediação de Inhotim com seus estudantes.