Transverso 2ªEd.

Transverso, 2ª Ed, 2018.

Como as instituições culturais podem nos auxiliar com a complexidade do mundo? Quantas perguntas surgem em uma visita ao Inhotim? Quantas conexões são possíveis em um único olhar sobre a paisagem? Quais sentimentos podem emergir durante passeios por galerias de arte e jardins? As perspectivas e possibilidades são infinitas quando professores e alunos atravessam o Inhotim dispostos a questionar, refletir, duvidar. 

O Transverso é um registro da prática coletiva e transversal da equipe do Educativo - sempre em articulação com todas as outros setores do Instituto - ao vivenciar junto com os visitantes, especialmente a comunidade escolar, esse espaço híbrido que é o Inhotim. Os trajetos aqui sugeridos, as atividades práticas propostas e os conceitos abordados devem ser tomados como um exercício de exploração das diversas camadas de conhecimento presentes nos acervos. Isso permite aos visitantes um olhar múltiplo para questões fundamentais que ocupam a vida contemporânea. Para esta segunda edição do Transverso, os temas escolhidos são: sentir, corpo, território, liberdade, identidade, diversidade, sustentabilidade, mudança climática, memória, tempo, consumo e cultura, novas mídias e alimentação.

 

Como parte das ações do Projeto “A Escola vai ao Museu”, de formação de professores e visitas de alunos da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, esta publicação foi organizada para subsidiar os encontros com os educadores, os preparando para realizar uma mediação de Inhotim com seus estudantes.